sábado, 20 de julho de 2013

Emissões do Vaticano e do Brasil sobre o Papa Francisco

No dia 13 de abril de 2013 completou-se o primeiro mês de pontificado do Papa Francisco. Com o intuito de celebrar esta data, o Escritório Filatélico e Numismático do Estado da Cidade do Vaticano apresentou os primeiros selos dedicados ao pontífice.
Os selos foram emitidos e postos à venda em maio. O valor facial de cada selo é: 0,70, 0,85 centavos de Euro 2,00 e 2,50 Euros.
Desta forma o Escritório Filatélico e Numismático substitui os selos lançados no dia 1º de Março, por ocasião da efetivação da renúncia de Bento XVI ao pontificado, deixando dessa forma a Sede Vacante.
Veja os selos que foram emitidos:






Por outro lado o Brasil lançou no dia 18 de Junho um selo alusivo à visita do Papa Francisco ao Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude. O valor facial é de R$ 1,80. Esse selo já se encontra à venda no site dos Correios, além de outro referente à Jornada Mundial da Juventude lançado anteriormente:




Lançamento do Selo Personalizado “Fundação do Clube Filatélico de Santarém – CFS”



Com o apoio dos Correios, em parceria com o Colégio Dom Amando, foram apresentados no dia 15 de Junho de 2013, 12 selos personalizados alusivos à inauguração do Clube Filatélico de Santarém.
O selo apresenta duas partes. Na primeira, uma série de 12 selos com os pontos turísticos do Estado do Pará: Dunas do Atalaia, Salinópolis-PA, Portal das Cores, Belém-PA, Pórtico de Mosqueiro, Belém-PA, Complexo de Ver-o-Peso, Belém-PA, Mangal das Garças, Belém-PA, Estação das Docas, Belém-PA, Palácio Antonio Lemos, Belém-PA, Theatro da Paz, Belém-PA, Açai, Gastronomia do Pará, Casa das Onze Janelas, Belém-PA, Hangar-Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, Belém-PA e Basílica de Nazaré, Belém-PA. A segunda parte traz a imagem da logomarca do recém-fundando Clube Filatélico, contendo a sigla CFS, iniciais de Clube Filatélico de Santarém, complementadas com a expressão “Clube Filatélico de Santarém” em destaque. Ao fundo, uma imagem estilizada de Santarém, mais precisamente da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira dos santarenos em tom azulado. A imagem sugere o amanhecer simbolizando o início das atividades do novel Clube Filatélico. Na parte inferior, centralizado, os dizeres: “15 de junho de 2013: Fundação do Clube Filatélico de Santarém”. 
O lançamento oficial com o carimbo de primeiro dia de circulação será feito na inauração da nova Agência Postal em Santarém na primeira quinzena de agosto. Abaixo a cartela com os 12 selos personalizados e após cada um dos selos personalizados apresentados na ocasião.















Fundação do Clube Filatélico de Santarém e Exposição Filatélica "A Literatura na Filatelia"

Convite para a Fundação do CFS
Prof. Valdenir Pessoa no discurso de Fundação do CFS

Apresentação Musical de Jéssica Pessôa

Os Organizadores da Exposição e Membros do CFS

Os Organizadores da Exposição e Membros do CFS

Explicando aos Visitantes

Explicando aos Visitantes

Explicando aos Visitantes

Informações sobre os selos mais caros do mundo

Exposição "A Literatura na Filatelia Mundial"

Exposição "A Literatura na Filatelia Mundial"

Os Filatelistas Dr. Elval Rabelo Jr, Sr. Edgar  Brandt e Prof. Valdenir Pessôa

Organizando os Editais dos Selos

Visitantes da Exposição

Professores Jadson e Jarlene prestigiando a Exposição

Visitantes da Exposição

Vista Geral da Exposição


O Clube Filatélico de Santarém-CFS foi fundado em 15 de Junho de 2013. A idealização do Clube partiu de Valdenir Pessôa, professor do Colégio Dom Amando quando sugeriu aos seus alunos um Projeto de criação de um grupo que divulgasse, ensinasse e incentivasse a Filatelia em Santarém. Fechada a ideia, desenvolveu-se todo o processo de organização para se efetivar a criação do grupo. Nasceu, então, o Clube Filatélico de Santarém. Para comemorar a fundação, foi realizada também a Primeira Exposição de Filatelia Temática. A Exposição teve como tema "A Literatura na Filatelia Mundial". Além disso, com o apoio dos Correios foi apresentado uma série de selos personalizados em alusão à fundação. O lançamento oficial desta série de selos personalizados será feito em uma data ainda a ser anunciada. A fundação do CFS e a exposição foram partes integrantes da Feira Santarena 2013 realizada anualmente pelo Colégio Dom Amando.

Clube Filatélico de Santarém
Av. Dom Frederico Costa, 785 A - Sala 3
Bairro do Santíssimo
CEP 68010-300 - Santarém - PA  
Contato: clufisan@bol.com.br